terça-feira, 7 de junho de 2011

** ABAIXO AO SEDENTARISMO - SUBA ESCADAS **

Estamos vivendo tempos de violência retratada todos os dias nas páginas policiais da imprensa em geral. Dezenas de pessoas morrem vítimas de assaltos, tráfico de drogas, brigas de trânsito e etc. Ôpa! O que minhas matérias tradicionais com assuntos ligados a  Fisiologia tem a ver com isso? Você meu seguidor(a) já deve estar se perguntando, né? Tem uma outra arma silenciosa matando muito mais... A preguiça!. Isso mesmo. A inatividade física mata muito mais.

Um dos estudos publicados na revista Nature concluiu que gastar calorias é muito mais simples do que se imagina e, mais uma vez ratificando tudo já dito por mim até aqui na questão de emagrecimento, vale mais a regularidade e a soma do gasto de calorias em atividades simples diariamente. Andar, correr, passear de bicicleta, fazer sexo, subir escadas... tudo contribui para a perda de peso. É melhor, mais barato se mexer todo dia e várias vezes do que, em menos tempo fazer uma atividade física intensa suando a píncaro numa academia. Para muitas pessoas pode ser um martírio simplesmente por não gostar disso e a idéia do "Sem dor não há ganho" não vale nesse caso. O fundamento do estudo citado não é novo e outros similares o antecederam.
 
Outros trabalhos já foram bem documentados com subida de escada. Se por um lado o progresso nos trouxe conforto e, de tal forma desincentivando a atividade física, por outro encheu as cidades de prédios e, escadas para o bem do coração e do gasto calórico.Veja que interessante o estudo publicado pela Nature: "Subir escadas gasta em média para uma pessoa de 70 quilos e 1,68 a 1,75 metros de altura, 360 Kcal/h . Significa 36 Kcal por minuto ou 0,6 por segundo, o tempo para fazer o movimento de subir um degrau. A média dos andares dos prédios mais modernos são em número de 22 degraus, o suficiente para gastar 13,2 Kcal. Uma pessoa propondo-se a subir 16 andares por dia, e não precisa ser de uma vez só mas que seja no dia, pode gastar 211,2 Kcal. Essa mesma pessoa, se fizer uma caminhada a passos rápidos de 20 minutos estará gastando mais 93,33 Kcal. Somando às gastas na escada já serão 304,55 Kcal. Considerando que para se gastar um quilo de gordura são necessários 7700 kcal, só com essas atividades descritas é preciso 25 dias". Vamos admitir que, não é tão dificil de colocar para queimar todos estes calculos matemáticos..   

O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda um gasto extra de 300 a 500 Kcal por dia para uma pessoa ser considerada fisicamente ativa. É fácil!!! Acham muito tempo 25 dias? Quanto tempo levou para ganhar esses quilinhos extras? Não seria muito saudável emagrecer tudo de uma vez, não acham? É melhor estar emagrecendo pouco,porém,sempre. Ou não?
 
Conforme já dito, "subir escadas" é um velho assunto em questão aos benefícios à saúde. Um estudo feito há 40 anos, lá trás na década dos anos 70, com pessoas subindo escadas num prédio público, constatou-se uma melhora significativa na pressão arterial, na eficiência da frequência cardíaca, na auto-estima e no emagrecimento moderado dos praticantes. Só o fato das pessoas fora de peso descobrirem que são capazes de subir escadas como outra qualquer, por si só já é um fator motivante.
É bom lembrar que esse vilão, conhecido por sedentarismo, é ainda pior nos dias atuais.Em 2011, independente do nível de percentual de gordura de cada um, uma arma mortal. Pesquisas mostram também um número muito maior de mortes entre magros sedentários do que entre gordos ativos. "Quem se mexe mais morre menos" palavras do Dr. Vitor Maksudo consultor da Organização Mundial de Saúde e coordenador do programa "Agita São Paulo". Portanto... empurre o carrinho de supermercado, lave o carro, leve seu cão para passear para não incomodar os vizinhos com latidos, regue o jardim, dance, ande a pé, caminhe pelo quarteirão da sua casa e aproveite para comprar o pão e o jornal, invente motivos para usar suas própias pernas e deixe o automóvel guardado na garagem, ou... suba escadas e, não perca mais tempo na espera pelo elevador...Para iniciar este hábito saudável, eu recomendo começar por  3 andares por dia, e aumente de 1 a 2 andares a cada 10 dias de prática. Regularidade é a palavra chave para obter resultados significativos, e desta forma, num periodo de 1,5 a  2 meses, você será um integrante da equipe de treinamento "GO UP ONE" assim carinhosamente apelido por mim... 
 
Não deixe para amanhã o que podes fazer hoje...Isso vale a todos que vão apertar o botão para esperar o elevador chegar. Inicie a prática deste poderoso aliado ao seu bem estar geral. Obviamente não se arrisque a esforços que estejam fora das suas limitações fisicas. Esteja em dia com seus exames cardiorespiratórios. Siga sempre orientações médicas.    
Mais movimento sempre!!! Subir escadas, esporte natural para se viver bem e melhor. É de graça...Cansa, né? Mas gasta calorias e ajuda muito no emagrecimento saudável, colaborando para o fortalecimento cardiovascular, valorizando a sua saúde que não tem preço.  Está esperando o quê?
 

Não demore!!! Te aguardo no andar de cima. "GO UP ONE".

 

* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

* Atleta Cinquentenária *Márcia*

Nenhum comentário:

Postar um comentário