terça-feira, 27 de setembro de 2011

** NÃO PERCA PESO, ILIMINE-O ** NÃO CORRA O RISCO DE ENCONTRÁ-LO DE NÔVO **

Mas, se para perder peso você tem de se mexer, você deve contar com pernas saudáveis. O problema se instala quando se está tão acima do peso que as pernas doem muito e não se tem a mínima disposição de enfrentar caminhadas.

Muitas pessoas se tornam sedentárias justamente porque as pernas doem e incham assim que elas se põem a caminhar, praticar esportes ou outras atividades físicas. Isso afeta não só a saúde do coração, mas também intensifica as dores nos membros inferiores, resultando num problema crônico que tende a se agravar com o surgimento de varizes e doenças circulatórias, dizem os especialistas.

 
Rodrigo Kikuchi, médico angiologista e cirurgião vascular do Hospital Santa Paula, de São Paulo, afirma que fazer um check-up das pernas e garantir uma circulação eficaz é o primeiro passo em busca de uma vida saudável. "O surgimento de problemas venosos indica que o sangue começa a se acumular nas pernas. Manter a saúde das pernas, então, é fundamental para evitar problemas das veias e correlatos".

De acordo com o médico, as doenças arteriais são ainda mais graves que os problemas venosos. "O estreitamento das artérias compromete até mesmo a saúde do coração e é agravado pelo fumo, estresse, altas taxas de gordura no sangue (colesterol e triglicérides), sedentarismo, hipertensão, diabetes e obesidade. Nesse caso, aumentam as chances de formação de placas de gordura e coágulos que podem resultar em derrame, acidente vascular cerebral e infarto".

Controlar o peso e manter as pernas sempre saudáveis e em movimento é a minha dica para evitar problemas vasculares, estudos mostram e pesquisam comprovam que, quem passa longos períodos em pé ou sentado deve movimentar pernas e pés a cada duas horas e ingerir bastante líquido. Caminhar três vezes por semana, subir e descer escadas, em vez de usar o elevador, ou mesmo nadar e pedalar são ótimos exercícios para ativar a irrigação arterial dos diversos órgãos e do próprio coração.

 
* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
*AtletaCinquentenária *Márcia *
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário