domingo, 15 de julho de 2012

** INVERNO SEM GRIPE E COM ENERGIA PARA APROVEITAR A ESTAÇÃO **

Hábitos relacionados ao estilo de vida moderno, em que estamos sempre correndo, deixando a alimentação e o bem-estar em segundo plano, podem enfraquecer o sistema imunológico, tornando-o mais vulnerável a doenças. Dentre esses fatores destacam-se o estresse, má alimentação e poucas horas de sono. Dicas e mudanças de hábitos para quem quer se cuidar bem durante o inverno e chegar ao verão sem nem uma gripe no caminho.  

Atenção com as crianças e os idosos;
A função do sistema de defesa é manter o controle sobre os invasores externos (como vírus e bactérias) e eliminá-los do organismo. De modo geral, os principais mecanismos para que isso ocorra incluem barreiras — como a pele e as células do trato gastrintestinal, boca e nariz — e moléculas especializadas, que reagem rapidamente às infecções. Crianças pequenas, que ainda não tem o sistema imunológico devidamente desenvolvido, e indivíduos na terceira idade estão mais susceptíveis às infecções e, portanto, deve-se redobrar a atenção nessas situações, afirmam médicos e especialistas. 

Alimente-se bem;
Uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para garantir que o organismo se mantenha fortalecido. Nutricionistas e estudiosos de assuntos ligados à boa alimentação afirmam que, a vitamina C costuma ser o nutriente mais lembrado, entretanto, a ingestão adequada de betacaroteno, vitaminas A, B, D, E, polifenóis, ômega-3, ômega-6, zinco, selênio e cobre é fundamental para a boa atuação dos mecanismos imunológicos.

- Inclua diariamente no seu cardápio os seguintes alimentos:
frutas, verduras e legumes (fontes de betacaroteno, vitaminas e polifenóis);
peixes marinhos (ômega-3, ferro, cobre, zinco);
cereais integrais e oleaginosas (ômega-6, selênio, vitaminas);
alimentos lácteos (vitaminas A e D).

É importante lembrar que, os suplementos nutricionais também contribuem para a ingestão dos nutrientes que fortalecem o sistema de defesa — mas se faz necessário 'sempre' consultar profissionais capacitados à prescrição de dietas especiais para o uso adequado destes alimentos complementares, conforme necessidades individuais.


* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
*Atleta Cinquentenária * Márcia * 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário