sexta-feira, 16 de novembro de 2012

** PREVER E PREVENIR * ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL **

Todo mundo quer viver bastante. Mas muita gente esquece que o aumento da expectativa de vida dos brasileiros implica também em mais pessoas idosas morando aqui.

Esse fator, combinado a menores taxas de natalidade, tem como resultado o envelhecimento populacional. Infelizmente, o fenômeno tem seu lado ruim também - é necessária toda uma adaptação dos serviços oferecidos no país para que esses idosos tenham qualidade de vida.

De acordo com o IBGE, os brasileiros com mais de 65 anos representavam apenas 5% da população em 2000. Já em 2050, eles serão 18%. Os idosos, com 80 anos ou mais, que eram 1,8 milhão em 2000, serão 13,7 milhões em 2050, segundo projeções do instituto. Essa mudança rápida de um país jovem para uma nação de idosos pode significar complicações. O grande problema são os gastos com a previdência social e com saúde.

A história da previdência social é bem conhecida: quem contribui com ela são as pessoas que ainda trabalham. Com o aumento do grupo que está na terceira idade e já não trabalha, também aumentam os gastos - porque existem mais aposentados - e diminuem as contribuições. Os países desenvolvidos da Europa ocidental passam por essa situação há anos, e, consequentemente, têm déficits na previdência, o que pode desestabilizar a economia dessas nações.

Saúde Publica e Privada - Mas existe outro fator que interfere - e muito - na qualidade de vida dos mais idosos, e que pode se tornar um grande problema quando esse grupo estiver maior: Os gastos com a saúde, considerando que é a faixa etária que mais tem problemas de saúde.Tomam mais remédios, vão mais a médicos, ficam mais tempo internados. Não é novidade que a estrutura para a saúde pública disponível nos dias de hoje não atenda às necessidades de muitos cidadãos. Certamente estamos aquém das reais necessidades para o atendimento dos idosos no país. E o que se espera é que o envelhecimento seja mais rápido do que as mudanças estruturais na área da saúde, o que acarretará mais necessidades aos idosos doentes.

Além do baixo investimento nessa área, os profissionais não são treinados para lidar com o público da terceira idade. Muitos médicos simplesmente pedem exames; eles deveriam ouvir mais os pacientes. Como agravante, muitos ainda não têm formação específica para lidar com idosos. E a falta de preparo se estende inclusive a outros tipos de funcionário, como atendentes e até seguranças - que, na maioria das vezes, não sabem orientar corretamente ou não têm paciência com indivíduos que, pela idade avançada, têm dificuldades para ouvir e entender explicações.

E se engana quem acha que a solução é ter um bom convênio médico. Os serviços de saúde estão cada dia mais caros. Conforme a tecnologia avança, aumenta os gastos. Fora que, mesmo pagando, a espera por exames, consultas e cirurgias tende a ser maior por causa da grande procura. Apesar de tudo, os idosos precisam de apoio para não desistirem, mesmo que demore meses para conseguirem realizar um exame. Afinal, é a saúde deles que está em jogo.

Cuidados e prevenção - É preciso cuidar da saúde desde cedo para ter uma velhice de qualidade. O melhor remédio para evitar doenças são cápsulas de "prevenção" em doses diárias. A saúde começa dentro de casa e com bons hábitos. Hospital é hotel para doentes... É bom praticar esportes, ter uma alimentação equilibrada e combater as doenças que sabemos ser tratadas ou passíveis de prevenção e que podem acelerar o envelhecimento, tais como a obesidade, hipertensão, diabetes, aumento do colesterol, e outras.

Praticar exercícios é mesmo essencial. Isso porque, a partir dos trinta anos de idade, o adulto jovem sedentário começa a perder massa muscular e óssea. Quando chega aos cinquenta anos, já perdeu 10% da massa muscular e aos oitenta perderá mais 30 %. Os homens perdem massa óssea de 0,5% ao ano a partir dos 40 anos e as mulheres, 1% ao ano a partir dos 35, sendo que após a menopausa perdem 3% ao ano. O exercícios físicos têm um papel fundamental para evitar esta perda e retomar parte da massa óssea e muscular perdida. De acordo com estudos e opiniões de especialistas.

A manutenção do corpo durante toda a vida ajuda na prevenção de doenças. Porém, algumas irão aparecer de qualquer jeito. Fato que é invariável com o envelhecimento é o surgimento das doenças crônico-degenerativas: hipertensão arterial, diabetes mellitus, osteoartrose, etc. O acompanhamento especializado e o controle adequado permitem a manutenção da qualidade de vida, preservam a autonomia e a independência do paciente. Apontam as pesquisas.

Uma observação importante e que não podemos "esquecer" jamais: A mente também precisa de exercícios. O idoso deve ter uma atividade intelectual, se dedicar a processos que usem sua memória, conhecimento e raciocínio. Um bom exemplo é a leitura. Novos conhecimentos e incentivo a novas práticas. Tudo é valido quando o objetivo principal é exercitar a mente a aprender... Considerando que o ser humano é passível de mudanças e de novos interesses. Somos eternos aprendizes...


De acordo com especialistas, confira algumas dicas:

- Sair, conhecer novos lugares e fazer parte de círculos sociais, com familiares e amigos;

- Evitar o sedentarismo;

- Ter uma dieta balanceada, comendo "de tudo um pouco";

- Beber muito líquido. A pessoa mais velha tem diminuição do estímulo da sede, no entanto deve continuar tomando principalmente água;

- Hidratar o corpo, usando cremes, para combater o ressecamento da pele e fazer uso constante de filtro solar;

- Usar sapatos confortáveis, evitando aqueles com bico fino, salto alto e os chinelos, pois favorecem quedas;

- Cuidar da boca e dos dentes, visitar o dentista regularmente. Caso use dentadura, trocá-la a cada cinco anos;

- Ir ao oftalmologista uma vez por ano, para o diagnóstico e tratamento de possíveis doenças;

- Cuidar da audição e assumir quando não estiver ouvindo direito. Esse é um problema frequente, não há do que se envergonhar;


Papel da família -

As pessoas mais próximas do idoso são muito importantes nessa fase da vida em que se precisa de atenção e cuidados especiais. É essencial a convivência com a família para evitar o sentimento de solidão e isolamento. Estimular o convívio social também é interessante.

Na terceira idade, é preciso supervisão sim, mas sem tirar a autonomia das pessoas. O acompanhante de um idoso deve ser capacitado e entender que existe uma palavra que resume tudo: "paciência". Isso é fundamental ao lidarmos com idosos.

Sabendo que, só não envelhece quem morre cedo, vamos respeitar os idosos. Eles são pessoas especiais, que passaram por muitas coisas boas e ruins na vida, adquiriram suas manias, sua maneira de fazer as coisas, têm as suas perdas (saúde, independência financeira, amigos e parentes já falecidos) e, por características próprias do envelhecimento, têm muita dificuldade (mas não impossibilidade) de se adaptar às novas situações.


Viver mais é bom mas, viver com qualidade de vida é muito melhor!



* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

*Atleta Cinquentenária * Márcia *       





  







--

Nenhum comentário:

Postar um comentário