terça-feira, 23 de abril de 2013

** TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA **

A "ansiedade" como doença não tem cura, mas tem tratamento. Pacientes  disciplinados que se alimentam bem e fazem condicionamento físico –  tem seu dia a dia satisfatório, minimizando sofrimento e melhorando a qualidade de vida.

Como é uma doença que, sistemicamente, impacta e é impactada por outras – depende de tempo, para que a ciência possa elucidar mais questões sobre as interatividades entre as várias doenças. O que se sabe é que essa doença, como muitas outras, tem no condicionamento físico e alimentação adequada excelentes aliados – que, por sua vez, funcionam com se os tratamentos fossem sistêmicos.

Logo, ao que parece, o maior entrave médico atual é a existência de várias outras especialidades, como exemplo, cardiologia, neurologia ou psiquiatria que não estão sendo integradas em prol da visão integral do 'doente'. O que se vê, preponderantemente, é a doença - dada as interrogações existentes e sem soluções. Por isso, é uma doença que contempla áreas de intersecções com outras.

Todas as pessoas têm preocupações com assuntos ligados à saúde, dinheiro ou problemas familiares uma vez ou outra. Porém, pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada - (TAG) - são extremamente preocupadas com essas e muitas outras coisas, mesmo que exista pouca ou nenhuma razão para preocupação. 

De acordo com estudos, alguns dos sintomas de (TAG) incluem:

. Preocupação excessiva sobre coisas corriqueiras por pelo menos 6 meses, mesmo que exista pouca ou nenhuma razão para preocupação;

. Não poder controlar suas preocupações constantes;

. Saber que se preocupa mais do que deveria;

. Não conseguir relaxar;

. Dificuldade de concentração;

. Assustar-se facilmente;

. Insônia;

. Irritabilidade;

. Frequentes esquecimentos - leve perda de memória; 

. Novos vícios (tabaco- álcool e outras drogas)  

Médicos apontam como sintomas físicos desta doença:

. Cansaço sem razão;

. Dor de cabeça;

. Tensão e dores musculares;

. Tremores e espasmos;

. Sudorese;

. Náusea;

. Tontura;

. Falta de ar;

. Ter que ir muito ao banheiro;

. Ondas de calor;

. Problemas de ereção ou falta de desejo sexual;

O Transtorno de Ansiedade Generalizada se desenvolve lentamente. Frequentemente, começa durante o período entre a infância e meia idade. Médicos afirmam que, os sintomas podem melhorar ou piorar em épocas diferentes e na grande maioria dos casos são mais fortes durantes períodos de estresse.

O especialista médico pode levar algum tempo até estar certo do diagnóstico referente.

Clinicamente ainda não há cura específica para o mal, porém, o tratamento medicamentoso adequado poderá ajudar o paciente a minimizar os medos e ansiedade. O primeiro passo para o tratamento é procurar por um clínico geral ou outro especialista de confiança e informar sobre os sintomas. O médico fará um exame detalhado para certificar-se do problema físico e sendo necessário  poderá direcionar o paciente para um especialista em saúde mental. O tratamento médico psiquiátrico para o Transtorno de Ansiedade Generalizada pode incluir medicação para ajudar a aliviar os sintomas. É importante pedir orientação detalhada sobre esses medicamentos ao especialista, cujas substâncias podem demorar algumas semanas para começar a fazer efeito, conforme estudo e publicações especializados. Os tipos de medicamento para tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada são:antidepressivos, ansiolíticos, e beta-bloqueadores, sob prescrição médica. Também pode ser recomendado ao paciente fazer terapia com especialistas  na área de Psicologia seguindo orientação médica com o devido encaminhamento.  

É comum em consultórios médicos relatos de pacientes com sofrimento antigo, muitos inclusive com histórico parecido na família.

Profissionais e tratamentos de diferentes especialidades acabam trazendo mais confusão emocional para o doente. Por se tratar de um diagnóstico de complexidade clínica e de difícil reconhecimento por exame de anamnese, alguns doentes são tratados erroneamente por longa jornada, sem saber que o diagnóstico correto é: "Transtorno de Ansiedade Generalizada".




* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

* Atleta Cinquentenária * Márcia *







Nenhum comentário:

Postar um comentário