sexta-feira, 31 de maio de 2013

** SET POINT DO PESO IDEAL **

Um cálculo simples, cuja fórmula aparece em todas matérias que tratam de saúde onde o assunto esteja ligado à alimentação saudável e peso ideal. Indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), relaciona o peso e altura do indivíduo:
* IMC = Peso/(altura x altura)

O ponto de ajuste (set point);
Assim como a temperatura do corpo está programada para ficar em torno dos 37 graus, o peso do corpo é naturalmente regulado para ficar dentro de um intervalo de 10% a 20% do IMC.
Essa faixa do peso é conhecido como "set point" corporal.
Um complexo conjunto de hormonas e reações químicas ajudam o nosso corpo a manter naturalmente o seu peso dentro deste intervalo.
Não é apenas uma questão de genética, no entanto. Os seus hábitos alimentares e exercícios físicos também podem determinar o seu ponto de ajuste.
Excesso de comida afeta negativamente o nosso sistema de regulação interno; como resultado, aumenta o ponto de ajuste - que é muito mais fácil de acontecer do que o contrário. O corpo ajusta-se ao maior peso e "zera" o set point para defender o novo peso.
É difícil, mas não impossível, definir um intervalo menor. 
Mudanças na alimentação para hábitos mais saudáveis e prática de exercícios regulares, pode diminuir o seu ponto de ajuste.

A solução "10% de perda de peso"
Estudos científicos chamam a atenção para a manutenção de uma perda de 10% de peso, durante seis meses a um ano, ajuda o corpo a ajustar-se a este menor e, portanto, redefinir o seu "set point" .
A perda de peso deve ser aos poucos e gradualmente. Emagrecimentos rápidos tendem a repercutir ao efeito sanfona, dificultando assim, cada vez mais o ajuste ao peso ideal.    
Desta forma, os especialistas recomendam que a pessoa tente perder 10% do peso, mudando lentamente os hábitos alimentares e fazendo mais exercício físico do que o rotineiro - depois deve manter esse novo peso por alguns meses antes de tentar perder mais.
Não só o seu corpo vai obter o sinal para reduzir o seu "set point", como terá oportunidades para se acostumar aos novos hábitos alimentares (com novos tipos de alimentos e porções menores - visando qualidade dos nutrientes), conjuntamente a adaptação de mais exercícios físicos(regulares) no dia a dia.  
Quando a pessoa perde 10% do peso corporal,  pode não obter o tamanho da medida do vestuário desejado, mas começa a perceber como uma pequena perda de peso tem impactos muitos positivos sobre a saúde: Bem estar geral, sono melhor, mais energia e disposição para as atividades, menos dores nas articulações e claro, uma melhor auto estima.  
  
Importante lembrar que o excesso de peso e/ou obesidade é atribuída como o "mal do século" e é  responsável por grande parte das doenças cardiovasculares.
Contudo, existem muitos motivos para serem considerados que, vão além da estética ao se buscar ajustar o "set point" da boa saúde.  

Costumo dizer que viver mais é bom mas, viver com qualidade e saúde e muito melhor...


* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
*Atleta Cinquentenária *Márcia*    



 

* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário