sábado, 27 de julho de 2013

** A POSTURA FAZ A DIFERENÇA **

Considerando que estamos vivendo mais, a necessidade de se pensar em qualidade de vida também é maior e fundamental a todos nós. Desde cedo devemos cuidar dos nossos músculos. Fortalecendo-os para que nosso envelhecimento seja o mais saudável possível. Como o metabolismo corporal funciona bem quando a musculatura está bem, nunca devemos nos esquecer de pelo menos, três a quatro vezes por semana praticar uma atividade que nos traga tônus muscular. É como escovar os dentes, ou seja, manter a musculatura forte é fundamental para nossa qualidade de vida na velhice. Mais uma vez quero salientar: - "Só não envelhece quem morre cedo".
 
Educação postural começa na infância. É só lembrar o que fazíamos naquela época. Corríamos, brincávamos com total liberdade nos movimentos. A musculatura estava em constante fortalecimento. Já na vida adulta paramos tudo. Parece ter surgido uma geração "retardada nas atividades físicas " onde pernas e braços perderam sua funções naturais. O sedentarismo faz ganhar peso e os músculos enfraquecem por falta de uso. Sabemos da necessidade do cálcio para se ter ossos fortes, e não podemos esquecer que são os músculos que dão a proteção para o esqueleto. Fortalecimento muscular e postura adequada tratam inúmeros desconfortos físicos. Dores nas costas, dores de cabeça frequentes e tensão muscular são alguns dos sintomas que atingem várias pessoas depois de um dia longo de trabalho e estudos. Mas o que muitos desconhecem é que esses incômodos podem ser resultados de uma postura inadequada. Causada por fraqueza muscular crônica generalizada, que é resultado do sedentarismo da maioria da população.

Nos adultos, alguns cuidados podem prevenir futuros problemas na coluna. As pessoas precisam adaptar a musculatura ao local de trabalho. Manter uma boa postura ao estar sentado, por exemplo, onde a cadeira precisa ter altura adequada, para que os pés fiquem apoiados no chão ou em suporte próprio com a perna dobrada num angulo de 90% ou pouco mais, e o encosto deve acompanhar a altura das costas; recomendação básica dos especialistas. O mesmo vale para as crianças e jovens na escola, diante do computador ou televisão onde passam boa parte do tempo sentadas. Um dos objetos vilões da má postura são os equipamentos portáteis, como os notebooks, tech gadgets, tablets e celulares, que estão sendo usados em qualquer lugar com posturas podres. Nos adolescentes não causam apenas dores posturais, passar longas horas sentados nas cadeiras de escolas, estudando deitado ou jogado no sofá, esse mal hábito de ficar de qualquer jeito, pode evoluir até para casos mais sérios como desvios na coluna em pessoas que ainda estão em fase de crescimento. O simples ato de levantar, a cada 40 minutos, para descansar o corpo da posição em que estava já ajuda a reduzir futuras dores. Ter orientação adequada de alongamentos específicos ajuda bastante a tratar o problema. Empresas estão investindo em ginástica laboral para melhor conforto de seus funcionários, minimizando afastamentos por licença médica e aumentando lucros por consequência de melhor produtividade funcional. O cuidado com a postura deve se estender nos horários de lazer e também em longas viagens de avião. As pessoas que sofrem com as dores posturais, precisam procurar um especialista para diagnosticar a atividade adequada para ela, além de fazer uma reeducação postural.


** CUIDE DA SAÚDE COM AMOR **
* AtletaCinquentenária *Márcia*

    
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário