quarta-feira, 14 de agosto de 2013

** De 1 em 1 - 10 mil passos ao dia **

Dez mil passosÉ a quantidade mínima recomendada para obter benefícios com a caminhada. É tudo o que você precisa caminhar diariamente para acabar com a vida sedentária. Pesquisas inicialmente feitas pelos japoneses, depois, comprovadas por cientistas do mundo inteiro, e com resultados eficazes. A princípio pode parecer um índice para poucos, os números podem assustar mas, somando o que caminhamos durante todo o dia para chegar aos lugares ou realizar as mais diversas tarefas, esse valor pode ser até ultrapassado.

Já parou para pensar – ou contar – quantos passos você dá por dia? Caminhar pode até parecer banal, mas é a maneira mais fácil e barata de se cuidar e um dos comportamentos mais saudáveis. 

Se uma pessoa praticar 10 mil passos todos os dias, obterá resultado comparado de emagrecimento similar ao da prática de exercícios realizados em esteiras ou bicicletas nas academias, sem necessidade de alterar drasticamente a rotina. 

Para se adequar a esta conclusão da medicina, muita gente está adotando um pequeno acessório, o pedômetro ou passômetro, aparelho que mede quantos passos a pessoa dá durante o dia. Quem não tem tempo de ir a uma academia ou parque pode contar passos da rotina diária, das caminhadas necessárias do ir e voltar de qualquer lugar, da curta distância percorrida até à padaria, ou mesmo de uma sala a outra do escritório, no trabalho. Essa contagem mexe com nosso dinamismo e nos faz querer melhorar mais. O que funciona como importante referencial.
As andadas devem evoluir aos poucos. Não é recomendado fazer 10 mil passos diários de primeira. O corpo precisa de adaptação específica para pessoas consideradas sedentárias. Essa jornada de 10 mil passos equivale a uma distância de aproximadamente 8 km percorridos continuamente. Cerca de 1 hora e meia de caminhada. Acerte na contagem, o pedômetro é um bom parceiro para quem deseja sair do sedentarismo. Preso à cintura, roupa ou cinto, esse aparelho capta a oscilação do quadril durante a caminhada. Deve ser colocado logo que a pessoa se levanta, e retirado antes de deitar. Precisa ser zerado a cada vez e, ao final do dia, a pessoa deve anotar os passos para o controle. Como é sensível a oscilações do ônibus, carro, metrô ou trem, o ideal é que se registre o numero de passos antes e depois do uso do transporte, descontando-se a diferença. Essa prática é quase uma brincadeira que exige comprometimento e muita disciplina. É a nossa saúde que está sendo cronometrada. 
  
Estudos mostram que houve um aumento da atividade física entre pessoas que passaram a usar este aparelho para a contagem dos passos diários. A razão é simples: esse procedimento motiva, ao mesmo tempo em que ajuda a comparar a evolução da caminhada. Isso faz uma grande diferença para quem está tentando abandonar o sedentarismo. É fato conhecido de todos que, aqueles que adotam a caminhada como hábito diário têm menos gordura corporal, menor pressão arterial e melhor tolerância a glicose. A caminhada também combate a osteoporose, melhora a lombalgia, recupera o vigor sexual e fortalece o sistema imunológico. Somatizado a estes benefícios à saúde, ainda mais, o sentimento de auto estima valorizado.

Todos estes resultados serão ainda mais positivos se o "programa" for acompanhado de um cardápio com alimentação balanceada – fundamental em qualquer plano de redução de peso de forma saudável. A conta é simples: Se uma pessoa ingerir mais calorias do que gasta (anabolismo) ganhará peso e, se gastar mais energia na comparação com os alimentos ingeridos, perderá peso - o que nos leva a concluir que, quanto mais passos forem dados, maior será a eliminação dos quilos a mais. Lembre que, a queima de calorias não é igual para todos, depende do tipo físico, passo e velocidade do praticante. 

De passo em passo, mais movimento no dia a dia.


* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR * 
* AtletaCinquentenária *Márcia*



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário