sábado, 28 de setembro de 2013

* 29 de setembro * DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO *

Amanhã, domingo, 29 de setembro, é lembrado o Dia Mundial do Coração. O estilo de vida assumiu recentemente grande importância na prevenção de problemas do coração. Os principais fatores que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares são obesidade, tabagismo, colesterol alto, sedentarismo, estresse e hipertensão arterial.

Infarto e acidente vascular cerebral (AVC) são as duas causas que mais matam no Brasil, tanto homens quanto mulheres. Somadas dão quase 40% das mortes no país. Mudanças no cotidiano fazem toda a diferença e não têm contraindicações, podem ser adotadas dos jovens aos idosos, apontam pesquisas com observação dos melhores especialistas. Uma das atitudes mais importantes para quem quer cuidar do coração é praticar exercícios. É necessário fazer atividade física leve e constante por, no mínimo, 150 minutos por semana, que podem ser divididos em 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Sabemos que o mal do século é o sedentarismo, por isso o verbo "mexer" é sinônimo do "viver".    

Cultivar as amizades, cuidar dos sentimentos, buscar pelo bem estar emocional com atitudes simples, como exemplo ler bons livros e dar boas risadas também fazem bem ao coração. É importante manter o hábito de sair com os amigos e praticar atividades prazerosas, que aliviem as situações de tensão. O estresse é uma das principais causas no aumento do colesterol e da pressão alta que prejudicam o coração.

Importante salientar que  manter uma alimentação saudável para evitar obesidade, colesterol alto e hipertensão arterial, inimigos do bom funcionamento do coração - condições de prevenção e precaução contribuem para a melhor saúde.. Isto, sem perder o sabor e o prazer à mesa. Desde que tomada de forma comedida, afirmam os nutricionistas que uma taça de vinho tinto por dia, por exemplo, é benéfica para a saúde cardiovascular, pois contribui para o aumento do colesterol bom (HDL). O azeite tem a mesma propriedade. Este deve fazer parte da nossa alimentação diária, usado para temperar a salada. A informação nutricional  e o equilíbrio alimentar formam a aliança ideal para a alimentação saudável. Aprender a ler rótulos das embalagens dos alimentos que irão ser consumidos, para ter o conhecimento real de tudo que ingerimos é regra básica da boa alimentação pessoal e familiar.      

Para controlar a pressão arterial, é necessário diminuir a ingestão de sal. Tirar o saleiro da mesa tem resultado favorável. O brasileiro consome mais do que o dobro indicado pela OMS. Estudos destacam que a gordura abdominal é um motivo de preocupação. É arriscada a gordura acumulada no abdome. É conhecida também como gordura visceral por se encontrar próxima aos principais órgãos do corpo e também pode ser responsável pelo aparecimento de doenças cardiovasculares.

Para estar dentro do peso ideal, sabe-se da importância de calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), obtido pela divisão entre o peso e o quadrado da altura. O excesso de peso é diagnosticado quando o IMC alcança valor igual ou superior a 25 kg/m2, enquanto que a obesidade é diagnosticada a partir do IMC de 30 kg/m2.

Quando se fala de saúde do coração impossível não lembrar que que o tabagismo não afeta apenas o pulmão. Também desenvolve uma série de doenças crônicas, como as cardiovasculares.


Eu, na figura de mulher esportista e conselheira da saúde lembro que, as mortes por infarto têm aumentado entre as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em cada 10 mortes, quatro são mulheres. Há 50 anos, eram nove homens para uma mulher.

Até a menopausa a mulher tem uma proteção hormonal. Quando a mulher entra na menopausa a mulher perde esse fator protetor e se ela não tem cuidado como uma atividade física regular, um controle alimentar, essa mulher vai ter uma disposição maior a desenvolver a doença arterial.


*CUIDE DA SAÚDE COM AMOR*

* Atleta Cinquentenária * Márcia *


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário