quarta-feira, 30 de outubro de 2013

* VOCÊ SABE O QUE É SENESCÊNCIA *

É fato real e absoluto: Só não envelhece quem morre cedo. Sabemos que a  saúde não é uma mercadoria que podemos comprar com pílulas. Ela é uma construção feita ao longo da vida e cada mudança ou incremento que fazemos nela em qualquer momento, fazem diferenças enormes. Uma das ferramentas mais importantes na construção do envelhecimento saudável é o exercício físico. E, não tente fugir desta regra unica, porque o sedentarismo é o mal do século que adoece todas as oportunidades de uma longevidade feliz. 

Com o passar dos anos ocorre uma mudança natural no organismo,  que é chamada  de SENESCÊNCIA. O sistema osteomuscular é um dos sistemas que sofre esse tipo de alteração. São alterações da Senescência:


  • Declínio da capacidade aeróbica máxima (VO2 máx)
  • Declínio da performance músculo esquelética
  • Aumento da quantidade de gordura abdominal
  • Perda de massa muscular (e gradual substituição por gordura) 

  • Além das alterações consideradas normais durante o envelhecimento, pessoas com 60 anos ou mais são mais acometidas por doenças crônicas, tais como Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Osteoartrose, Colesterol alto e Osteoporose. Isso pode alterar a capacidade física e/ ou trazer implicações na saúde. O envelhecimento associado à doença é chamado de SENILIDADE.

O exercício físico é um importante aliado para atenuar as alterações da senescência e reduzir drasticamente as alterações relacionadas à senilidade. A atividade física pode acrescentar muitos anos à sua vida, mas mais importante que isso, acrescentará muita vida aos seus anos. O melhor remédio para a saúde é a prevenção da doença e a atividade física é o melhor investimento para resultados saudáveis:      

  • Aumenta a auto-estima
  • Melhora a capacidade aeróbica máxima (VO2 max)
  • Melhora a força muscular
  • Melhora o equilíbrio e flexibilidade
  • Previne doenças (cardiovasculares, diabetes, demência, obesidade, osteoporose, depressão)
  • Melhora a memória
  • Melhora os níveis de colesterol e triglicérides

Fazer ou não fazer - Qual a melhor atividade física?  Todas as atividades físicas ajudam para promoção do envelhecimento bem sucedido. O melhor exercício para cada pessoa deve ser avaliado a partir dos gostos e capacidades de cada um. Avaliação médica especializada(clinica geral, cardiológica, ortopédica e outras) é o primeiro passo. Depois seguir orientação de um profissional da área de educação física para garantir melhores respostas e tratamento. Respeitar limites é condição básica para resultados eficazes e eficientes de acordo com necessidades de cada um. O esquema ideal de tratamento deve conter exercícios aeróbicos (caminhadas, corridas, andar de bicicleta), exercícios resistidos – "musculação" (para aumento da massa muscular), exercícios de equilíbrio e flexibilidade.

Já está provado que a atividade física regular aumenta a média de expectativa de vida, então, para chegarmos à terceira idade com boa vitalidade é importante o movimento constante, quero dizer,  mantermo-nos ativos. Para completar 80 anos de forma independente e com boa saúde física e emocional, fazer exercícios físicos é imperativo. Façam todos!


Viver mais é bom contudo, viver com qualidade de vida é muito melhor. Viva o envelhecimento saudável!

Envelhecer com sabedoria é uma arte que se pratica com a atividade física diária. Movimentar é o verbo...

"Mens sana in corpore sano". Mente saudável em corpo saudável - Saúde e bem estar físico e mental.

 


* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

*Atleta Cinquentenária *Márcia*


Nenhum comentário:

Postar um comentário