sexta-feira, 29 de maio de 2015

* 31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco *

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, foi criado pela OMS - Organização Mundial da Saúde. Importante comentar que estudos apontam que no Brasil, 12% da população consome tabaco de alguma forma, e 200 mil morrem anualmente devido ao tabagismo e, de acordo com relatório da "Epidemia Global do Tabaco 2013", seis milhões de pessoas no mundo morrem todo ano devido ao uso de cigarro. 
Observo que, relevante se faz entender por quê se fuma? Quero dizer, é preciso ter a devida consciência das razões diretas físicas e emocionais que levam uma pessoa a fumar. Entender este vicio é fundamental para o tratamento individual e como pode afetar a saúde do fumante, não só com o Câncer - porque existem outros prejuízos ligados a este mal - envolvendo indiretamente outras pessoas que convivem com fumantes. Diminuir o numero de fumantes no mundo é sinônimo de longevidade saudável para a população. Lucro pessoal e economia para os cofres públicos. Vale lembrar que o tempo de descomposição de uma bituca de cigarro descartada no asfalto pode levar até 5 anos. Segundo a OMS o numero estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Considerando este numero em dezenas de vezes multiplicadas´por bitucas descartadas por dia no Meio Ambiente - a contabilidade crescente respectivamente diminui o Bem Estar Geral da população.       

Minha frase para comemorar o dia 31 de maio : Menos cigarro! Mais saúde e qualidade de vida para todos.  Márcia Groeninga


 

 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário