sábado, 26 de setembro de 2015

Tarefa de Márcia Groeninga /setembro - Agente em SAN *

Cara Renata,
Boa tarde!

Em atendimento ao cumprimento da tarefa pendente, segue minha participação. Solicito que, me confirme recebimento, por favor!

Título: Somos todos responsáveis pelo Bem Estar Nutricional e Segurança da Alimentação Popular. 

Meu nome é Márcia Groeninga, 58 anos, mulher interessada em assuntos que agregam informação de saúde e bem estar geral. Não me considero melhor que ninguém. Pessoa comum, com todos os direitos de qualquer outro cidadão e, cumpridora fiel de todas responsabilidades civis. 
Sou paulista/paulistana e moro há 17 anos na região da Subprefeitura da Vila Mariana , capital de SP . Região com abrangência de 3 subdistritos: Moema, Saúde e Vila Mariana, conforme dados do site : Observatório Nossa São Paulo - População total:  346.738 habitantes, Fonte IBGE 2011. 

Contamos com diversos equipamentos de Saúde SUS - e, na nossa região temos 5 UBS(Unidade Básica e Saúde) . Sou frequentadora da menor UBS- Parque Imperial - embora seja destinada a atender mais de 80 mil pessoas. Temos dezenas de igrejas, incluindo todas as crenças e credos. Mas, considerando a minha posição de pessoa católica, apostólica romana, cito como exemplo regional a Igreja de São Judas Tadeu, onde faço minhas preces para me fortalecer nas lutas do dia a dia. Defendo o CONHECIMENTO como ferramenta básica para "felicidade" comum. Por isto, sempre peço nas minhas orações populares, por mais Educação. É fundamental mais espaços de aprendizagem a todos. Contamos com 3 escolas publicas na abrangência regional VM(Vila Mariana) de ensino fundamental e médio. A mais próxima da minha casa, EMEF - Jean Mermoz.

Tenho o privilégio de poder dizer que estudo na unica Universidade Municipal- UMAPAZ - Parque Ibirapuera. Foi na UMAPAZ que eu sinto ter nascido para o estrelato do Meio Ambiente. Estou estudando muito, para quando eu crescer, me tornar uma Agente Sócio-Ambientalista respeitável e fazer brilhar a informação ambiental. Todo conhecimento adquirido só faz valer a pena, quando passado para outras pessoas. Isso se chama o rastro da sabedoria.  

Não posso deixar de relatar diversas outras universidades e faculdades particulares que temos neste território com 3 subdistritos, conforme dito. Por isto Vila Mariana é considerada uma região privilegiada pelas oportunidades que oferece. Temos também importantes escolas particulares conceituadas. Tomo com exemplo principal o tradicional Colégio Marista Arquidiocesano. Bem pertinho de mim, onde até o ano passado, eu podia ver a torre da capela que fica no grande pátio deste importante colégio de ensino particular. Agora, não mais tenho a visão da bonita torre, porque ela está por trás das grandes construções imobiliárias que explodiram bem de frente da janela do meu quarto. 

Para finalizar este capítulo da minha redação, quero mencionar a existência de incontáveis equipes, onde faço questão de descrevê-las nas suas funções, por entre aspas, como sendo  "colaborativas". Estas estão espalhadas pelos inúmeros cantos e por todos os lugares da Vila Mariana. Funcionam como parceiras institucionais sociais municipais. São empresas que trabalham para ferramentar programas e serviços para a facilitação e colaboração para melhor saúde e qualidade de vida de toda população. Por exemplo: ONG EcoBairro - cuja presidente Sr.ª Lara é conselheira do CADES Vila Mariana. O mesmo que faço parte, até outubro de 2015. E, não quero me candidatar para novo período de mandato 2016-2017. 

Desta forma, estou falando por "entre aspas" onde posso buscar ajuda para minha comunidade, conjuntamente a inumeros outros locais espalhados nesta estatística de colaboradores. É difícil falar em número, genero ou grau de tudo que temos e com quem podemos verdadeiramente contar. Quero dizer colaboração sincera, com resultados positivos, valores prestáveis na eficiência e eficácia. Considerando milhares de pessoas envolvidas, centenas de entidades, e inúmeras empresas particulares conveniadas funcionando com verba publica. Estas todas pelo qual me refiro, à priore, deveriam prestar trabalhos como penso considerar "apoiadores natos".
Explico que, sou conselheira Municipal da Saude Publica e do Meio Ambiente e vejo muitos dos meus colegas conselheiros escorregarem das suas propostas eleitorais. Desviando direta ou indiretamente verba publica e levando vantagens sobre as necessidades das pessoas verdadeiramente carentes. Faço questão de dizer que, jamais quero e vou fazer parte desta "cambada", onde expresso o termo de "colaboradores" entre aspas.  

Faço a minha parte e sigo em frente.

Diz o ditado popular que: Uma andorinha não faz verão. É fato! Mas, eu acredito que para melhorar é importante participar. Por isto, prefiro dizer que: Basta UMAandorinha para construir um ninho. Surge a esperança de muitos ovos. Depois, é só esperar por uma nova estação. Asas novas virão...  

Como ambientalista eu preservo o verde da natureza . Ninhos surgem nas árvores. Eu já plantei muitas delas. 

Continuo fazendo a minha parte e seguindo em frente... 

Minha vida terá fim, mas minhas ações permanecerão enraizadas.

Contudo, tenho muitas experiências de trabalhos intersetorial para contar. Como exemplo, devo considerar as palestras que assistí  na UMAPAZ . É assim que eu colho informações de SAN - e espalho na minha comunidade. Dia a dia, por onde passo, eu semeio informação. Explico que, a participação da população e a inclusão social  é fundamental nesta redação para que ela tenha um rosto, corpo, vida e alma. Quero ressaltar meu importante papel de voluntária como conselheira municipal desde 2011. Com plena dedicação, honestidade e coração. Sem benefício extra algum. É trabalho voluntário verdadeiro, por isto sem remuneração e sem vantagem paralela.

Vale observar que, falo por mim e não tenho a mesma segurança em mencionar outros nomes que possam garantir desempenho leal e desinteressados em vantagens. É isso mesmo! Nestes termos fortes e desta forma. Por isto, manifesto meu desapontamento em ser conselheira municipal. Muitas dificuldades para me manter colaborativa dentro deste sistema corrupto. Em meio desta incomensurável  corrupção, neste mar de sofrimento, muitas vezes a sensação de estar estar remando contra a maré. Busco forças e olho para o céu. O voo distante de novas andorinhas resgatam minha esperança... De cima, uma voz surge com a brisa do mar. ~~~ Quando faltar vento, reme! ~~~~

Desta forma, só me resta responder para voces : Quem faz parte do nosso grupo de trabalho?
Todos os tipos e profissionais envolvidos possuem seu valor incondicional de comparação.  Existem muitas pessoas capazes, inteligentes e com boas intenções. Muitos trabalhos e de todos os  gêneros que podem ajudar. Devo considerar o melhor dos professores da mais importante das áreas científicas sobre SAN - ao mais simples varredor de rua do bairro mais pobre. Todos merecem créditos qualificativos. Porque o valor profissional de cada um depende da dedicação pessoal, cada qual na sua competência. Todos possuem sua importância para a população . Incomparável nas suas posições profissionais e sociais. Considerando a relevante importância das ruas limpas sobre a saúde dos nossos queridos filhos, dormindo tranquilos  dentro de casa. Penso também na alimentação segura que  brota no campo, cultivada pelas humildes mãos do pobre agricultor. Mercadorias que depois viajam por empoeiradas estradas dentro de caminhões. As vezes voam e/ou navegam. Embaladas no papel, plástico e dentro de enormes caixas. Longas distâncias percorridas e muito manuseio. Até a distribuição final, para seu devido consumo. Resultado do trabalho de muitos. No prato de porcelana, ou no copo de cristal que ficam sobre a mesa do rico industrial, é o mesmo alimento da merenda escolar do filho da empregada. No final, somos todos iguais.   

E quem são estas pessoas que poderiam ser chamadas para fazer parte do nosso grupo de trabalho?
Todas as pessoas que amam ao próximo como a sí mesmo, podem participar das ações de grupo para o benefício da coletividade.  Vale lembrar que aqui plantamos e aqui colhemos . Quem semeia o bem, colhe o melhor para sí próprio. 



                                                     * CUIDE DA SAÚDE COM AMOR PARA VIVER MAIS E MELHOR *

                                                                                                 


                                                                          Márcia Groeninga 
                                                                                                 SP - 26/09/2015






From: renata.ludwig@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário