segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Tarefa Agente em SAN * O que é comida de verdade?

Falar sobre alimentação saudável é bastante agradável por saber que é um assunto de interesse geral. Importante lembrar que todos precisam comer para viver.

Não basta viver, é importante que se viva bem e saudavelmente.

Se pensarmos de maneira absoluta nessa necessidade básica e fundamental para viver, me refiro ao ato de comer, chegaremos numa conclusão óbvia: Que já na vida uterina, dependemos de um combustível para a sobrevivência. O alimento!

Ao nascer, o mamífero desenvolve o primeiro instinto natural: Amamentação! Isto significa que, o leite materno saudável provem de mãe saudável.  Desta forma os seres crescem, vivem e chegam até o final de sua vida de modo feliz ou não - mas, certamente comendo, sempre! Enquanto vivos a alimentação é a mais importante das necessidades da continuidade à existência.

Vale lembrar que para se obter um fruto saudável ao consumo humano, requer que sua semente seja semeada em solo fértil e que todo plantio e sequencia de cultivo sejam desencadeados de maneiras adequadas. Ainda em continuidade para que todo processo de produção chegue na mesa do consumidor preservando os valores nutritivos, é necessário obter cuidados procedentes a tudo que entendemos estar dentro de padrões de qualidade, obedecendo os princípios em SAN(Segurança Alimentar Nutricional). Depois, para finalizar, ainda sobram alguns cuidados para o preparo do fruto até seu consumo final . 

Um pouco de raciocínio natural de sobrevivência .Se observamos a vida dos animais irracionais, eles só matam para comer - para a própria preservação da espécie. O homem que se diz racional, é o único que mata por inúmeros motivos e interesses pessoais. Contudo - se um dia faltar alimento para todos no mundo, de modo geral, teremos duas escolhas: Matar para comer, saciando a fome e lutando por essa sobrevivência no dia a dia conforme as necessidades do próprio corpo ou, morrer de fome e deixar que os mais espertos se alimentem da nossa carne. Em linhas gerais, parece cruel essa afirmação de que na falta de alimentos para todos, e no desespero da fome, qualquer um de nós tenderemos a nos comportar como os animais - Isso se chama extinto natural de sobrevivência. O exemplo é cruel mas, é fato certo diante da realidade da fome. Essa foi a melhor forma que eu encontrei para resumir a importância da alimentação nas nossas vidas.

Considerando que fazemos parte de um povo rico em variedade alimentar, onde o Brasil é uma nação privilegiada pelas terras que tem e pelo clima favorável que nos garante colher tudo que aqui se planta. Nos resta ainda a agradável opção de alimentar-se bem e de maneira saudável, mas é relevante saber se todos possuem oportunidades iguais ao que eu entendo ser produção sustentável. O que quero dizer com isso? Que precisamos ter noções básicas dos nutrientes necessários de uma boa alimentação, para o bom funcionamento do organismo e para um crescimento saudável e adequado a cada um. É preciso também colocar a realidade social do país como um todo. Existe condição de produção e distribuição de alimentos a toda população brasileira?


Em relação a pergunta:

O que é comida de verdade?


Minha resposta: É necessário saber o que é saudável e principalmente o que não se deve comer. Ter o conhecimento do que SAN. Ter informação e acesso disponível para a distribuição comercialização dos alimentos. É fundamental todos os alertas nos rótulos sobre as substâncias de ´todos os produtos e alimentos que nos faz mal ingerir, tendo noção dos perigos embutidos no paladar agradável e das consequências ao longo prazo das comilanças exageradas e desnecessárias para o bom funcionamento do organismo. Cuidados com o excesso. É necessário se ter consciência de que até água em excesso faz mal. E, tudo pode desde que consumido com moderação. O importante é saber ponderar de acordo com o que é saudável. Desta vez a palavra a se colocar na balança do entendimento é : Equilíbrio!

Informação sobre agrotóxicos, preparo do solo, qualidade da água, cultivo e colheita segura?  Estas explicações seguem por centenas de quilômetros e milhares de alqueires de duvidas...

Comer certo, com qualidade e qualidade. Quando a palavra é dieta, o que falar? Não existe dieta perfeita para todos. Sabe-se que já possível elaborar dieta ideal a cada um de acordo com suas necessidades naturais. Para isto existem os nutricionistas que verificarão quais são estas necessidades a partir de informações pessoais e recomendações médicas

Sem entrar no mérito das gorduras do mal e nos " produtos com trans", estudos apontam os 3 vilões brancos que prejudicam a boa saúde : SAL - FARINHA e AÇÚCAR.


Partindo do principio que isso é bom e aquilo é ruim, temos o livre arbítrio das decisões e escolhas e de que maneira desejamos viver e como pretendemos envelhecer.

Ter informações é fundamental para entender o lado bom dessa estória e assim ter condições de investir em prevenção de doenças - Não sei dizer de quem é a expressão: "Não existem doenças e sim doentes" - Pessoas que adquirem doenças na maioria das vezes pelos maus hábitos alimentares e também pelo sedentarismo. O que pode desencadear também a obesidade e consequentemente muitos outros males para a saúde. Tudo pode melhorar com cápsulas de prevenção - o melhor remédio para não adoecer.


Podemos melhorar nossas vidas com pequenas mudanças na nossa alimentação e com grandes benefícios para nossa saúde. Na grande maioria dos casos, é preciso alterar hábitos de vida que chegam a ser considerados vícios que adquirimos muitas vezes sem ter noção de quando começamos a tê-los. Filhos que herdam dos pais manias de família. Estes, tendem também a transmitir males e doenças para seus filhos.
Os bons e maus exemplos começam dentro de casa. Alguns atribuem a boa educação como responsabilidade da escola - mas sabemos que isso se chama comodidade.

Os pais são os primeiros educadores dos seus filhos e responsáveis pela noção do que será a vida dos seus descendentes.
Os primeiros indicadores de como poder viver mais e melhor, comendo bem, observá-se no prato da mamãe sentada à mesa com seu filho.

Qual criança entrou num McDonald's da vida sozinha pela primeira vez, sem ter sido guiada pelas mãos de 1 adulto?

Qual criança detestaria comer legumes e frutas se fosse educada ao paladar dessas necessidades alimentares ao lado dos pais felizes? Pratos apresentados de modo bonito e agradável para os olhos e mostrados como responsáveis ao crescimento do super herói preferido - O personagem infantil "Popeye" não comia hambúrguer na forma de Mac Lanche Feliz, comia?

Ir a feira pode ser uma brincadeira divertida para qualquer criança. Por exemplo, escolher as frutas por cor e ensinar a importância das vitaminas.
Os valores de mexer na terra, fazendo uma hortinha no quintal ou mesmo num canteirinho reservado na varanda do apto, tornaria o entendimento da alimentação saudável e proveitosa, quando também fosse mostrado os valores de como semear o bom fruto.

A saúde começa pela boca - Quanto, quando e o quê devemos comer de acordo com sexo - idade e tamanho físico. Importante conhecer as necessidades individuais e especiais de cada um. Problemas de saúde ou atividades físicas a serem desempenhadas devem ser consideradas à parte.

Para se colocar em pratica os passos de tudo que entendo ser "Comida de Verdade" é fato que é preciso ter um plano eficiente "politicas publicas" pautado sobre Ética de Elaboração, Execução e Prática Geral para que todos tenham acesso ao alimento adequado, no momento certo e de acordo com a necessidade especifica de cada individuo. Esteja este no ventre da mãe ou em qualquer outro estágio de vida.  

"Devemos comer para viver, não viver para comer" (filósofo Sócrates)


* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
* Atleta Cinquentenária*Márcia* 
-- 
-- 
* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário