domingo, 14 de fevereiro de 2016

* O carnaval acabou! O movimento corporal precisa continuar *

Amigo(a)


Por quê o exercício físico passou a ser prescrito como preventivo de doenças ou tratamento de saúde?


O sedentarismo já é reconhecido como uma doença, assim como diabetes e hipertensão. A  informação é necessária para a população ter o real entendimento deste mal.

A conscientização tornaria mais fácil educar a todos para a importância do tratamento universalmente eficaz para isso: Exercício Físico!


Como exemplo: Exercício físico funcional (dançar), atividade esportiva natural(caminhadas -20 minutos/dia), pequenas corridas de rua 3 x semana, atividades aquáticas, repercutem em excelentes resultados para a saúde.



Clinicamente reconhecido pela totalidade das especialidades médicas, a inatividade é o diagnóstico primário de várias enfermidades, entre elas lesões articulares, fibromialgia, hipertensão, diabetes e obesidade.


Além de ser relacionado ao aparecimento dessas doenças, a ausência prolongada de exercício físico faz com que o corpo sofra mudanças estruturais e metabólicas: Necessário saber que a frequência cardíaca  pode aumentar consideravelmente durante a atividade física. A falta de movimentos natural do corpo, ossos e músculos podem atrofiar e podem diminuir a resistência física e o volume sanguíneo. Essas mudanças no corpo afastam ainda mais o sedentário da atividade, porque quando ele tenta fazer um exercício, se cansa rapidamente, podendo sentir tonturas ou outros desconfortos.  As mudanças metabólicas e outras complicações bastam para que a inatividade seja considerado uma doença e não apenas a causa ou consequência de outras enfermidades. 


Se a inatividade for entendida como um problema sério de saúde publica, consequentemente mais possibilidades para melhorar o bem estar geral de todos estarão envolvidos. Combater o sedentarismo regional é agregar saúde para a população abrangente. A inatividade já pode ser interpretada como um mal tão sério quanto ao tabagismo e/ou consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Por isto  faz-se obrigatório se desenvolver programas e politicas publicas para o devido tratamento de reabilitação formal que incluam terapia cognitivo- comportamental. Politicas publicas podem agir para limitar o sedentarismo. 


Diversas pesquisas cientificas conceituadas apontam que 3 meses de atividade física, melhoram os sintomas de pessoas com um tipo de arritmia cardíaca. Inúmeras outras evidencias também são apontadas de que a atividade física monitorada deve ser o primeiro passo do tratamento de inúmeras doenças.


Vale observar que, para os sedentários que tentam começar a fazer exercício constante, os especialistas recomendam que isto seja feito de modo lento e progressivamente. Não é necessário treinar para uma maratona. Começar com metas alcançáveis é o melhor caminho com garantia de bons resultados. 


Para reflexão: Onde você quer chegar?

"Se você não consegue arrumar um tempinho para praticar uma simples caminhada, brevemente terá que arrumar tempo para uma consulta médica e esperar sentado para ser atendido"

    


Passo a passo, metro a metro, pouco a pouco chegamos lá. Vitória contra o sedentarismo! Conquista de mais saúde e qualidade de vida a todos.




* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

*Atleta Cinquentenária *Márcia* 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário