terça-feira, 15 de novembro de 2016

Brasil! 15 de Novembro - 127.° Aniversário da Proclamação de Republica

Amigos(as)


15 de novembro no Brasil, seria uma data para comemorar qual proclamação mesmo e para quem?


Certamente todos sabem que, é um dia onde o feriadão prolongado é mais discutido do que a história real do Brasil.  

Em São Paulo, vale lembrar que, por coincidência  nesta data comemorativa com feriadão prolongado, o assunto mais comentado em questão nacional, é a passagem em solos nacionais do maior avião do mundo, que está no aeroporto de Cumbica,  com destino posterior para o Chile carregando uma carga grandiosamente pesada.


Desta forma, eis minha pergunta principal: Proclamação da Republica, no atual momento que o Brasil atravessa, não seria algo para reflexão maior? Quais são os verdadeiros conceitos e valores nacionais? O brasileiro conhece a história? Ou acredita mesmo mesmo em grandioso cavalo branco, montado por militar com vestimentas finas e farda impecavelmente limpa, medalhas ao peito e esguia espada na representação da republica?    


Minha pergunta: 

Proclamação da Republica seria sinônimo de Respeito, Honestidade, Transparência, Fraternidade e Igualdade de Direitos? Então, comemoramos o quê, neste feriadão?

Vamos pensar nas distorções? 


Com foco na Educação, onde na minha opinião vejo como sinônimo de caminho mais acessível para a Ordem e Progresso, observo um pouco da nossa história:


A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira. 

É isto! Tudo mais, são histórias particulares com fotos e filmagens, onde me refiro a lindíssimas praias brasileiras, campos floridos e belas montanhas com grandes mansões. Casualmente, um enorme avião o MAIOR DO MUNDO, no aeroporto de Cumbica-SP, para os que curtem aeromodelismo. Meras alegrias e assuntos diversos de uma classe social privilegiada com dinheiro no bolso e nada mais para agregar ao Brasil e respectiva população...


Brasil - Olhos Abertos! Cada povo tem o governo que merece.

Feliz Dia da Proclamação da República.

Márcia Groeninga 



Nenhum comentário:

Postar um comentário